A nutrição adequada pode melhorar a fertilidade em mulheres com SOP?

Problemas de ovulação são uma causa frequente de infertilidade. E síndrome do ovário policístico (SOP) é muitas vezes a parte da razão para a questão da ovulação. De fato, 10% a 15% das mulheres que vêem especialistas em fertilidade têm SOP.
A nutrição pode fazer a diferença? Sim! Os alimentos que você come podem ajudar a controlar a SOP, o que leva a uma melhor ovulação.
Como seu peso afeta o SOP
As mulheres com SOP muitas vezes lutam com problemas de peso, devido a uma dificuldade de metabolizar os carboidratos causados pela resistência à insulina e os desejos de carboidratos resultantes. Quando suas células resistem à insulina, o pâncreas produz mais e mais insulina para fazer o trabalho, e esse alto nível de insulina pode deixar você com fome.
Se você está com sobrepeso, perder de 5 a 10% do seu peso pode estimular a ovulação. Seu médico pode ter sugerido que você tenha um peso saudável. A zona de fertilidade ideal é um IMC de 20-24.
Mas como você perde peso se você deseja carboidratos? Os alimentos que você come podem acalmar os desejos ou aumentá-los.
Mudando sua dieta: escolha carboidratos lentos
A melhor maneira de acalmar esses desejos é mudar para uma dieta que enfatize proteínas, vegetais e gorduras saudáveis. Escolha carboidratos lentos, como legumes e feijão com mais freqüência e menos altamente processados carboidratos "rápidos", como açúcar, macarrão, arroz e batatas que aumentam rapidamente o açúcar no sangue e insulina. Níveis elevados de insulina funcionam contra a fertilidade.
Carboidratos lentos levam mais tempo para entrar na corrente sanguínea e manter os níveis de insulina sob controle, você pode controlar esses desejos e melhorar sua saúde. O grande bônus: os níveis normais de insulina ajudam a melhorar os ciclos hormonais que guiam a ovulação.